Manutenção
24 Jan 2019

Sistema de suspensão: como identificar problemas?

Quais sinais o seu carro apresenta quando há problemas na suspensão?

Apesar de alguns pequenos desgastes só serem percebidos quando se realiza o alinhamento do veículo, outros podem ser obervados por meio de um descontrole quando você estiver conduzindo o carro — ele pode não obedecer aos comandos do volante, além de trepidar muito quando passar em uma lombada. Alguns sinais que apontam para problemas no sistema de suspensão são:

 - Desgaste irregular ou precoce dos pneus. Se seu sistema de suspensão está gasto, com amortecedores estourados ou pivôs com folga, o pneu do carro sofre, já que o amortecedor não consegue deixar as rodas sempre em contato com o chão (ou então o pivô com folga desfaz o alinhamento, por exemplo).

- Marcas de óleo no chão. Pode estar ocorrendo vazamento nos amortecedores. Para não confundir com outros vazamentos, é importante levar em uma oficina e pedir uma avaliação. Se essas manchas aparecerem junto com sinais de alteração na suspensão, as chances do problema ser no amortecedor são maiores.

- Ruídos. Se você escutar rangidos ou pancadas secas na carroceria do carro quando estiver trafegando por ruas esburacadas ou de paralelepípedo, procure um mecânico. Sua suspensão pode estar precisando de reparos.

- Movimentos excessivos da carroceria ao passar em lombadas e aumento da distância de frenagem. Esses são sinais de uma suspensão ruim.

 

Fonte: Nakata