Manutenção
20 Nov 2018
Auto Pratense
Auto Pratense
Auto Pratense

Retentores de motor com flange

Nos últimos dias, estamos recebendo muitos retentores de motor com flange com reclamação de vazamento. Por isso, estamos repassando o informativo abaixo (diretamente do fabricante SABÓ) apontando as possíveis causas desse problema.

Lembre-se de:

  • Limpar e lubrificar o eixo e alojamento;
  • Realizar a montagem com uma ferramenta que posicione a peça perpendicularmente com o eixo;
  • Sempre utilizar o retentor correto para a aplicação em questão;
  • Verificar o posicionamento axial em que o retentor fica alojado, ou seja, se ele se encontra corretamente alojado no eixo ou no local dedicado a ele.

Uma das características de má aplicação mais comum é a utilização indevida de junta/vedação líquida na flange do retentor de motor. Isso, segundo a fábrica, é a principal causa do vazamento. A aplicação dessa junta/vedação líquida na totalidade da flange acaba “afastando” a base inferior, onde geralmente não existe nenhum tipo de fixação, causando o vazamento. 

A orientação do fabricante é que a aplicação seja feita somente na base inferior da flange. Contrariamente, a maioria dos retentores que estamos recebendo estão com a aplicação da junta/vedação líquida em sua totalidade. De acordo com a SABÓ, esse tipo de aplicação é considerado improcedente para garantia, já que não segue a orientação correta da fabricante.