Retentores de motor com flange
Nos últimos dias, estamos recebendo muitos retentores de motor com flange com reclamação de vazamento. Por isso, estamos repassando o informativo abaixo (diretamente do fabricante SABÓ) apontando as possíveis causas desse problema.
Lembre-se de:
- Limpar e lubrificar o eixo e alojamento;
- Realizar a montagem com uma ferramenta que posicione a peça perpendicularmente com o eixo;
- Sempre utilizar o retentor correto para a aplicação em questão;
- Verificar o posicionamento axial em que o retentor fica alojado, ou seja, se ele se encontra corretamente alojado no eixo ou no local dedicado a ele.
Uma das características de má aplicação mais comum é a utilização indevida de junta/vedação líquida na flange do retentor de motor. Isso, segundo a fábrica, é a principal causa do vazamento. A aplicação dessa junta/vedação líquida na totalidade da flange acaba “afastando” a base inferior, onde geralmente não existe nenhum tipo de fixação, causando o vazamento.
A orientação do fabricante é que a aplicação seja feita somente na base inferior da flange. Contrariamente, a maioria dos retentores que estamos recebendo estão com a aplicação da junta/vedação líquida em sua totalidade. De acordo com a SABÓ, esse tipo de aplicação é considerado improcedente para garantia, já que não segue a orientação correta da fabricante.