Manutenção
22 nov 2018

Bucha das Bandejas da Linha Palio

 A importância desse tema é devido à mudança de projeto que o produto sofreu em 2001. Quase duas décadas depois, ainda existem dúvidas sobre a aplicação do produto.

O que aconteceu? Em 1996, quando o Palio foi lançado, a parte interna onde fica localizado o eixo da bandeja era emborrachada. Em 2001, a FIAT passou a utilizar um tubo de metal nessa parte, o que ocasionou uma diferença de medida entre os tubos.

A diferença de medidas: No Palio de 1996 a 2000, o diâmetro interno do alojamento onde entra o eixo da bandeja é de 18mm. No modelo de 2001 em diante, o diâmetro é de 19mm. Como, no entanto, a montadora unificou esses produtos, a Mobensani seguiu esse novo projeto e também unificou esses produtos.

Como isso ocorre? Quando você compra um produto Mobensani para o Palio 1996 a 2000, é enviado juntamente um tubo que deverá ser montado no alojamento para fazer a redução de medida de 19mm para 18mm. Esse tubo é enviado solto porque muitos fabricantes de bandeja usinam o eixo já com o diâmetro de 19mm. Nesse caso, o tubo adaptador seria dispensado.

O porquê dessas alterações: Essas buchas possuem uma posição de montagem no veículo, ou seja, elas trabalham em ângulo no carro.

Quando o produto era emborrachado, os aplicadores não observavam o detalhe da posição e, muitas vezes, a montagem era feita sem remover a bandeja do carro, montávamos apenas soltando a parte traseira dela, relembra Erinaldo, Técnico de Produtos da Mobensani.

Esse procedimento fazia com que o ângulo da montagem não fosse respeitado. Com as mudanças, é necessário remover a bandeja. Fazendo a montagem fora do veículo, encontra-se o ângulo ideal. 

 O truque é, ao montar, deixar um dedo de espaço entre a bandeja e a bucha, assim já estaremos no ângulo exato, afirma Erinaldo. Essa dica é válida para todos os veículos da linha Palio.

 

Fonte: Mobensani